sábado, 30 de junho de 2012


Irei mostrar algumas fotos da cidade de Feira de Santana falando da sujeira da cidade,porque por onde andarmos nesta cidade infelizmente, em cada rua e esquinas encontramos acumulo de lixo de todos os tipos póssiveis:( plasticos, metais, papeis, e outros mais. A Rio+20, fala em desenvolvimento sustentavel, de que forma esse desenvolvimento esta acontecendo? Porque o desenvolvimento sustentavel deve acontecer em bem de todas as especies, animais e vegetais. Um bem sustentavel, requer, qualidade de vida para a humanidade com o progresso social, econômico, politico, cultural, historico, e um ambiente saudável. Mais isso não está acontecendo nem algumas partes do mundo, e também no Brasil, especificamente na cidade em que estou citando: Feira de Santana.

Para o professor, Genebaldo Freire Dias(Ph.D.), "Estamos no limiar de transformações profundas nas nossas organizações sociais, politicas e econômicas, empurradas pela dimensão ambiental."Ele continua falando que: “A democracia já deu a sua contribuição histórica (Sócrates vira-se no túmulo). Agora, apodrecida pela crrupçao em todo o mundo, deverá desaparecer e dar lugar a um sistema mais interativo, mais participativo, em que as pessoas possam ser conduzidas aos cargos públicos por mérito (meritocracia) reconhecido pela comunidade e não por somas fantasticas de dinheiro doadas por grupos interessados em eleger um deputado tal, um governador x, para durante o mandato poderem usufruir o dinheiro público.

 Hoje percebe-seque as grandes organizações não governamentais,vem crescendo e tomando espaços maiores dentro da comunidade global e dirigindo-se para as localidades rurais, e urbanas, principalmente nas periferias, conscientizando a população de que são eles quem decide sobre o seu espaço local, cooperando, participando e interagindo. Ou seja, cada um fazendo sua parte sobre a Terra.

 Onde estão os politicos diante desse desenvolvimento sustentável? como age? Olhemos a Rio+ 20, só vimos mais teorias em confronto de autoridades que não queriam decisões concretas,e sim, refurgios de não responsabilidades sobre o sociedade mundial e de um ambiente ecologico sadio.

 Genebaldo Freire, ressalta que: "Costumamos dizer que a forma mais simples de verificar as intenções e a competência dos governantes é checar as condições de saneamento e proteção ambiental do municipio! È só ver de que forma a natureza está sendo tratada, e isso refletirá imediatamente a mentalidade de quem está a frente das decisões. Os romanos já diziam que se conhece o grau de consciencia de uma comunidade pela forma como ela se relaciona com seus recursos hidricos".

 Pois é , quem sofre com os residuos industriais e domesticos, e todas as outras formas de destruição da natureza, são as águas dos rios, seus afluentes e mares

. Obs: As imagens são de Valter Vieira.com.br, e Acorda Cidade, Dilton coutinho.





Nenhum comentário:

Postar um comentário